Vila de Soure recua ao séc. XII com recriação histórica ‘No Tempo de Martinho Árias’ este fim-de-semana que envolverá mais 1.500 figurantes
Nos próximos dias 27, 28 e 29 de maio (sexta, sábado e domingo), o Município de Soure de dinamiza o evento “No Tempo de Martinho Árias – Quadros de Uma Sociabilidade Medieval”, no Castelo de Soure.
O tema aglutinador escolhido – ‘No Tempo de Martinho Árias’, enquadra-se, no plano pedagógico desenvolvido, pelos professores da disciplina de História do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, pretendendo, envolver, os alunos, no estudo, na mesma de forma criativa, desafiante e motivadora.
Neste sentido, alunos e professores têm-se empenhado, nesta temática e irão materializar, o trabalho desenvolvido, através, da sua participação na dinamização da ação “Quadros de Uma Sociedade Medieval”.
Visite Soure, este fim-de-semana, vai valer a pena!
Segundo nota pública da autarquia, a iniciativa insere-se, ainda, na “dinamização cultural e turística do Município, que pretende afirmar Soure, como território de elevada importância histórica, cultural e militar e um dos principais, ao nível da presença templária, em Portugal, na sequência de outras ações, já realizadas”.
Assim, está previsto, um vasto programa, que se desenrolará, na zona histórica da vila de Soure (castelo e proximidades), com vários momentos de animação, e entretenimento, tendo por base, a época medieval (séc. XII) e a recriação da sociedade contemporânea de Martinho Árias.
Casamentos, aferição dos pesos e medidas, pelo almoxarife, pregões, comeres e beberes da dieta mediterrânica, leilão de cativos, saltimbancos, contadores de histórias, sermão de Martinho Árias, trovadores e peregrinos de Santiago de Compostela, são algumas das teatralizações e momentos de inspiração medieval, que envolverá, a participação de mais de 1.500 figurantes, a grande maioria, alunos do Agrupamento de Escolas de Soure, bem como, professores e funcionários.