O CONCELHO DE SOURE

Granja do Ulmeiro

Situada num importante nó ferroviário da Linha do Norte, a Freguesia da Granja do Ulmeiro possui uma área de 5 Km2 , tendo uma população que rondará os 1669 habitantes.
Segundo Santos Rocha, que no local fez escavações arqueológicas, já na época romana ali existiria um aglomerado populacional.
O seu nome deriva do facto de ter sido uma importante quinta/granja pertencente à Ordem de Cristo, associada à existência de um coberto florestal onde predominava o Ulmeiro. Tendo pertencido a vários Concelhos (Santo Varão, Montemor), passou definitivamente para o Concelho de Soure a 29 de Maio de 1880.
Não podemos dissociar o crescimento que esta freguesia conheceu desde o aparecimento, em finais do século passado, do caminho-de-ferro, que retirou à agricultura muitos dos seus habitantes, contribuindo simultaneamente para a fixação de populações vindas de outros pontos do país. Esta miscelânea de populações não impediu o aparecimento de associações que, fruto de um trabalho continuado e persistente, constituiu um contributo importante para uma boa integração sócio-cultural.

Lugares

Granja do Ulmeiro, Alagoas, Casal dos Galegos, Paínça (lugar também integrado na Freguesia de Figueiró do Campo).

Património

Igreja Matriz

Dedicada a São Gabriel, pertencia à Ordem de Cristo. Sofreu uma grande reforma no séc. XVII. Possui uma escultura de São Gabriel, obra regular da época manuelina.

Capela de Nossa Senhora da Vida

Da construção inicial do séc. XVII, resta-nos, apenas um nicho retabula

FEIRAS, ROMARIAS E FESTIVAIS

Festa de Nossa Sr.ª da Vida – Junho
Feira Mensal – 2.º Sábado de cada mês
Festival de Folclore – Setembro