O CONCELHO DE SOURE

Samuel

Junto aos Concelhos da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho, encontra-se a Freguesia de Samuel, segunda maior do Concelho com 31,4 Km2 de área e 1398 habitantes.
Apesar da primeira notícia escrita referente a Samuel ser de 1258, os vestígios materiais fazem remontar a ocupação deste território ao Neolítico; esta verificou-se dadas as excepcionais condições que o Homem aqui encontrou para se fixar: a proximidade do mar e do campo, a existência de águas termais, terão sido elementos que deram um contributo fundamental para esta fixação.
Tendo pertencido ao Mosteiro de Seiça, foi, durante um curto período de tempo do século passado, sede de Concelho, tendo passado para o de Soure em 1853.
Na época áurea do termalismo, as Fontes de Amieira, Azenha e Bicanho, foram importantes pólos de desenvolvimento económico; hoje, é a agricultura que desempenha um papel de relevo na economia local, apesar da existência de pequenas unidades industriais.

Lugares

Samuel, Alagoa, Azenha, Belide, Carcavelos, Carvalhal de Azoia, Casais das Camarinheiras, Amieira, Famalicão, Palhais, Casalinho, Coles, Figueira da Azoia, Moinho de Almoxarife, Serroventoso, Souselas, Urmar e Marco.

Património

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação

Igreja Matriz da freguesia, mais conhecida por “Igreja do Diabo” por nela existir um altar de “S. Miguel e as Almas” (na capela lateral direita) onde aparece uma representação da figura do Diabo.
O altar-mor é uma bela peça em talha dourada, joanina, do segundo quartel do séc. XVIII.
Salienta-se, ainda, o altar lateral esquerdo, que possui um belíssimo grupo escultórico das Santas Mães, do círculo de João de Ruão.

FEIRAS, ROMARIAS E FESTIVAIS

Festa de Nossa Sr.ª das Candeias – Fevereiro
Festival de Folclore de Samuel – Junho
Festa de Nossa Sr.ª da Conceição (Carvalhal da Azoia) – 8 de Dezembro
Festa do Carvalhal da Azoia – Agosto