O CONCELHO DE SOURE

Vila Nova de Anços

Freguesia sobranceira ao campo do Arunca, Vila Nova de Anços ocupa uma área de 20,6 Km2, e tem uma população de 1318 habitantes.

Em 2 de Setembro de 1393, o rei D. Fernando concedeu esta povoação, entre outras terras importantes, a Vasco Pires de Camões. Mais tarde, D. Manuel I outorgou novo foral a Vila Nova de Anços, chegando até aos nossos dias o testemunho material do poder concelhio desta terra: o Pelourinho, exemplar mais antigo deste tipo de monumentos existente no nosso Concelho. De salientar, ainda, as ruínas da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Finisterra, anterior ao século XV e com vestígios da existência de pinturas a fresco.

A riqueza dos seus campos sempre foi factor de desenvolvimento económico; salientam-se a produção de arroz, de milho e de outros produtos agrícolas de consumo corrente. A modificação da estrutura económica relegou a agricultura para um plano secundário, ocupando-se, hoje, as populações em outras actividades económicas.

Lugares

Vila Nova de Anços, Barroco, Sanguinheira, Monte do Vale Grande, Ribeira da Mata (lugar também integrado na Freguesia de Figueiró do Campo).

Património

Igreja da Misericórdia

A sua construção data de 1636, de fachada simples e austera, com torre do lado direito.
Guarda, ainda, no altar-mor a escultura de Nossa Senhora de Finisterra (titular da antiga matriz). Peça fina, com qualidades plásticas que a filiam na escola de Coimbra da transição do século XV para o XVI e com algumas características a fazerem lembrar as obras da oficina de Diogo Pires-o-Velho.

Cruzeiro

Templete de cúpula em meia esfera, levantado sobre colunas dóricas de pedestais, em cima de um pódio de degraus. Este templete data dos finais do século XVII.

Capela do Sacramento

Edifício do séc. XVI, foi profundamente alterada no séc. XIX. Guarda na sua capela-mor, duas excelentes esculturas quinhentistas, do rei David e profeta Jeremias atribuíveis à oficina de João de Ruão.

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Finisterra

A sua construção é anterior ao séc. XV e teve como titular, Nossa Senhora da Finisterra. Hoje encontra-se em ruínas, mas ainda se podem observar as portas de arco quebrado e aresta chanfrada. Na capela-mor, de plano rectangular a abóbada semi-circular, existem ainda, restos de pintura a fresco.

Pelourinho Manuelino

Situa-se no jardim da Vila e é o exemplar mais antigo deste tipo de monumentos, existente no concelho. foi mandado edificar por D. Manuel I no séc. XVI, como necessidade de afirmação política.

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

Concluída em 1728, possui um retábulo de pedra, ainda seiscentista.

FEIRAS, ROMARIAS E FESTIVAIS

Festa de Nossa Senhora dos Remédios – 2.ª feira de Páscoa
Festa Anual – 1.ª semana de Setembro
Festa de Nossa Senhora da Conceição – 8 de Dezembro
Festival de Danças e Cantares de Vila Nova de Anços