O CONCELHO DE SOURE

Gesteira

A Freguesia fica no coração do Concelho, estendendo-se por 14 Km2, sendo a sua população constituída por 1104 habitantes. Talvez anterior à nacionalidade, só em 1199 lhe encontramos a primeira referência documental, então como MIGALHA. Com uma história rica mas não suficientemente documentada, a freguesia da Gesteira pertenceu a diversos concelhos (Abrunheira, Verride) e chegou mesmo a ser um pequeno Concelho extinto no século passado, altura em que passou a integrar o de Soure. Pelas suas características físicas, a freguesia sempre se caracterizou por uma ruralidade assente na diversidade das suas culturas.

Lugares

Gesteira, Carregosa, Cercal, Santo Isidro, Valada e Piquete.

Património

Igreja Matriz

Tem por orago Nossa Senhora da Conceição. Data do séc. XVII e foi profundamente remodelada no século passado. Destacam-se as esculturas de São Sebastião em pedra, gótica (inícios do séc. XVI), São Bernardo (séc. XVII) e Santa Rita de Cássia em madeira, regular, barroca do séc. XVIII.

FEIRAS, ROMARIAS E FESTIVAIS

Festa de Nossa Sr.ª da Conceição (Gesteira) – 8 de Dezembro
Festa de S. Sebastião (Gesteira) – 20/21 de Janeiro
Festa de S. Jorge (Cercal) – Abril/Maio (alterna o mês com a festa de Brunhós)
Festa de Nossa Sr.ª das Neves (Cercal) – Agosto
Festa de St.º António (Valada) – 13 de Junho
Festa de S. Bento (Carregosa) – 2.ª feira de Páscoa
Festa de S. Isidro (Santo Isidro) – Maio

Brunhós

Esta Freguesia, composta por um único lugar, tem uma área de 3 Km2 para uma população de 202 habitantes. Segundo reza a tradição, foi buscar o seu nome ao fruto da espécie florestal que então predominava na zona, o abrunheiro. Os primeiros documentos que se lhe referem, datam do início do século XIII. Apesar de ter pertencido a vários concelhos (Montemor, Abrunheira, Verride), com a reforma administrativa de 1853 passou definitivamente para o Concelho de Soure.

Património

Igreja Matriz

É dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Obra do séc. XVI, sofreu profundas remodelações no séc. XVIII. Possuiu uma escultura gótica, regular, de São Sebastião.

Capela de Nossa Senhora do Amparo
(também conhecida por capela de São Jorge)

Construção do séc. XVII (1631). No interior da capela, podemos observar num nicho uma escultura popular da Santa Luzia

FEIRAS, ROMARIAS E FESTIVAIS

Festa de S. Jorge – Abril/Maio; alterna com a Festa de S. Jorge no Cercal