
Programa ECOXXI volta a reconhecer Pombal como o Município mais sustentável do país, pelas boas práticas ambientais e sociais
Pombal é pelo quinto ano consecutivo, o município mais sustentável do país, tendo, alcançado, mais uma vez, a pontuação mais elevada (93%) no programa ECOXXI, um projeto que identifica e reconhece as boas práticas ambientais e sociais dos municípios portugueses, coordenado, pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.
Este ano, candidataram-se ao galardão 62 municípios, três dos quais do distrito de Leiria (Leiria, Nazaré e Pombal). Pombal é um dos 19 municípios que participam continuamente no programa Bandeira Verde ECOXXI, há mais de 15 anos.
Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave.
A autarquia pombalense relembra que o sistema de indicadores ECOXXI “permite não só o diagnóstico dos principais pontos fortes e fracos em termos de práticas e políticas municipais de sustentabilidade, como também, aferir progressos”.
Na edição deste ano, a ABAAE destacou o projeto do futuro Parque Verde de Pombal como um bom exemplo de sustentabilidade. Uma infraestrutura que prevê várias valências, como um anfiteatro, uma piscina ao ar livre biológica com edifício de apoio: equipamentos desportivos e hídricos; parque canino; cafetaria; edifício de apoio à prática desportiva; Casa do Ambiente e Sustentabilidade, bem como, percursos de pedovia e ciclovia e uma zona de estacionamento com mais de uma centena de lugares. Serão plantadas mais de 540 árvores, maioritariamente, autóctones.
O Parque abrangerá 61 mil m2 em pleno perímetro urbano e assume-se, segundo tinha referido, Pedro Pimpão, presidente da CM de Pombal na apresentação do projeto como “uma das intervenções mais ambicionadas pela comunidade, contando com a participação ativa de todos”.