ULTIMA HORA

PRIMEIRA MORTE POR COVID-19 EM PORTUGAL

Tratava-se de um amigo do treinador Jorge Jesus, que trabalhou com ele, há vários anos, no Estrela da Amadora.

Marta Temido, ministra da Saúde, anunciou em conferência de imprensa, esta segunda-feira à tarde, a primeira morte por Covid-19 em Portugal.

A ministra da Saúde, apresentou as condolências à família e aos amigos do doente, que estava internado no Hospital de Santa Maria. O homem tinha 81 anos. Trata-se de Mário Veríssimo que completaria 82 anos no mês de abril e trabalhou com o treinador Jorge Jesus, no Estrela de Amadora. 

“Ao mesmo tempo que apresentamos as nossas condolências à família e amigos do falecido, queremos também, sublinhar e agradecer o empenho dos profissionais do Centro Hospitalar Lisboa Norte, e mais concretamente, do Hospital Santa Maria, no tratamento, na prestação de cuidados e no apoio a este doente”, disse a Marta Temido.

A Ministra da Saúde agradeceu, ainda, a todos os profissionais de saúde pelo “enorme esforço que continuam a realizar todos os dias, para garantir que o Serviço Nacional de Saúde continua a funcionar e os doentes com Covid-19, mas também, os outros, continuam a merecer cuidados de saúde adequados ao seu estado e à sua situação”.

“Atendendo a esta circunstância” Marta Temido pediu que a conferência de imprensa de hoje fosse mais “curta” e “focada”. “É um momento de pesar, de reflexão, e onde, mais do que nunca, precisamos de nos concentrar no muito que há para fazer. Temos de continuar a trabalhar”, disse.

Também Marcelo Rebelo de Sousa já lamentou a morte da primeira vítima em Portugal e apresentou, numa mensagem publicada no site da Presidência, os “sentidos pêsames” à família. “O Presidente da República apresenta os seus sentidos pêsames à família da primeira vítima mortal da pandemia do Covid-19 em Portugal, cujo falecimento acaba de ser confirmado pelas autoridades de Saúde”.

A Direção-Geral da Saúde elevou, hoje, para 331 o número de infetados pelo novo coronavírus, mais 86 do que os contabilizados no domingo. Segundo a DGS, há 3 casos, em que as pessoas recuperaram.

De recordar que, o Governo declarou, na sexta-feira, o estado de alerta no país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Entre várias medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas a partir de hoje, e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes.

Os governos regionais da Madeira e dos Açores decidiram impor um período de quarentena a todos os passageiros que aterrarem nos arquipélagos, enquanto o Governo da República desaconselhou as deslocações às ilhas.
Já tinham sido tomadas outras medidas em Portugal para conter a pandemia, como a suspensão das ligações aéreas com a Itália, o país da Europa mais afetado.

A nível global, o coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

Onde posso consultar informação oficial?

A DGS criou para o efeito vários site onde concentra toda a informação atualizada e onde pode acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo. Pode ainda consultar as medidas de segurança recomendadas e esclarecer dúvidas sobre a doença.

Quem suspeitar estar infetado ou tiver sintomas em Portugal – que incluem febre, dores no corpo e cansaço – deve contactar a linha SNS24 através do número 808 24 24 24 para ser direcionado pelos profissionais de saúde. Não se dirija aos serviços de urgência, pede a Direção-geral de Saúde. 

PARA OUVIR A RPSOURE:
http://www.digitalrm.pt/streaming/rpsoure/