Pombal celebrou Dia do Município com programa bastante diversificado
O Dia do Município de Pombal foi assinalado, na última segunda-feira (11 de Novembro), tendo, como ponto alto, a habitual sessão solene, que decorreu no Teatro-Cine, onde, foram atribuídas as condecorações municipais a personalidades e entidades que têm contribuído para o desenvolvimento e afirmação do concelho nos diversos domínios de ação. Pedro Pimpão (na imagem) abriu a sessão solene comemorativa e José Pedro Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República, encerrou a mesma. O feriado municipal ficou, também, marcado por outras atividades, sendo, os casos do hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, seguindo-se, uma missa em honra de São Martinho, na Igreja de Nossa Senhora do Cardal. Em seguida, realizou-se o batismo de novos sócios do Grupo Motard Marquês de Pombal e da receção a polícias de Pombal em fim de missão e uma concentração e passeio de carros antigos, pela Associação 4Ás. Realizou-se, também, a Feirinha de São Martinho; a celebração do aniversário do Grupo Motard Marquês de Pombal, bem como, um momento de homenagem a sócios, na sede do clube. Mais tarde, no quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Pombal, realizou-se o tradicional magusto de São Martinho, aberto a toda a comunidade.
Condecorações municipais a personalidades e entidades foram as seguintes:
A Medalha de Prestígio e Carreira (grau Ouro) será atribuída a Luís Marques, natural da freguesia de Abiul, antigo Diretor-Geral da SIC e ex-administrador da RTP, bem como, consultor editorial do grupo Impresa, grupo com o qual ainda hoje mantém ligação onde é cronista do Expresso. Luís Marques assumiu este ano a missão de ser o comissário da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril em Pombal, com uma programação ambiciosa que teve uma forte dinâmica e envolvimento comunitário, tendo sido considerado uma referência a nível nacional.
Por sua vez, a Banda Filarmónica Ilhense foi distinguida com a Medalha de Mérito Municipal Cultural (grau Ouro) no ano em que celebra o seu centenário.
Coma Medalha de Mérito Municipal Cultural (grau prata) foi distinguida a cantora Iolanda, que representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção, enquanto, a Medalha Municipal de Altruísmo e Abnegação (grau prata) foi atribuída a Joana Benzinho, co-fundadora e presidente da associação humanitária Afectos com Letras.
As empresas Joaquim Gameiro Lda. (60 anos de existência), Panorâmico Aquaparque (25 anos) e Carvisouto, Lda. (25 anos) receberam a Medalha de Mérito Municipal Empresarial (grau prata).
A basquetebolista Beatriz Jordão e o Grupo Desportivo da Pelariga (50 anos de existência) receberam a Medalha de Mérito Municipal de Valor Desportivo (grau prata), enquanto, a Medalha de Mérito Municipal Associativo (grau prata) foi atribuída ao Grupo Motard Marquês de Pombal (25 anos) e à AJEC Barrocal (50 anos).
A Câmara Municipal distinguiu, ainda, a título póstumo, o médico e ex-autarca da freguesia do Carriço, Célio Ferreira Fernandes.
Alzira da Graça Pereira (Ti Alzira), impulsionadora do arte do bracejo e co-fundadora da Cooperativa Cestinhos da Ilha, recebeu a Medalha de Mérito Municipal (grau prata).
Na mesma sessão solene, foram distinguidos, igualmente, os trabalhadores do Município que completaram 25 anos de serviço, com a Medalha de Bons Serviços e Dedicação (grau prata): Adélia Ponte, Ana Paula Silva, Ana Ribeiro, Auzenda Gonçalves, Carlos Nunes, Dulcidia Jordão, Emília Valente, Maria João Carrilho, Maria Lurdes Junqueira, Maria Manuela Balças, Marília Bento e Vítor Monteiro. Com a Medalha de Bons Serviços e Dedicação (grau ouro) foi distinguido, Joaquim Costa.
Integraram, ainda, o programa do Dia do Município, nos dias anteriores à data oficial, a inauguração da exposição ‘Azul’, de autoria de Maria João Gomes (Palmas Douradas), no Museu de Arte Popular Portuguesa; 1.º Fórum Invest Pombal, em parceria com o jornal ECO, com a presença de líderes empresariais, autoridades locais, especialistas e a comunidade para discutir o futuro económico do concelho de Pombal. A conferência foi encerrada pelo Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis; Concerto de Cordas Contemporâneas, na Casa Varela – Centro de Experimentação Artística; Apresentação do Índice de Sustentabilidade Municipal, na Biblioteca Municipal, seguindo-se uma visita aos trabalhos de reabilitação e valorização do Rio Arunca, com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Maria Graça Carvalho e um concerto da jovem pombalense Carolina Lopes (na imagem) que apresentou, no Teatro-Cine de Pombal, o seu álbum ‘Mais Amor, Mais Coração’; 1.º Convívio de Motas do Concelho de Pombal, na sede do Grupo Motard Marquês de Pombal e ainda a presença do palco móvel do programa televisivo da SIC ‘Domingão’, que visitou algumas freguesias do concelho pombalense. a destacar, ainda, um concerto da artista Kátia Guerreiro.