Mário Festival Metamorfose

Festival de Música ´Metamorfose’ em Soure com inscrições abertas

 

 

Até ao dia, 1 de julho, continuam abertas, as inscrições, para o concurso de Bandas de todo o país e para o Estágio ‘Rock On’ eventos integrados, no ‘Festival Metamorfose’, numa parceria, entre, a Câmara Municipal de Soure e a Academia de Música de Coimbra.

Inscrições em: www.festivalmetamorfose.pt

 – Podem concorrer projetos de todas as áreas musicais, através do envio à organização, pelo endereço www.festivalmetamorfose.pt, de 5 temas, 3 dos quais, devem ser originais.

 – Além das eliminatórias e do processo de votação, aberto ao público, o festival terá uma forte componente de formação para os jovens do concelho de Soure e uma grande final ao vivo.

 – Os projetos admitidos a concurso habilitam-se a 4 prémios, no valor global de 3 mil euros: 1.500 euros (1º), 750 euros (2º), 500 euros (3º) e 250 euros (4º).

– Os 4 concorrentes mais votados vão participar, numa final ao vivo, em Soure, no dia 11 de setembro.

O ‘Festival Metamorfose”, Criado, o ano passado, pela Academia de Música de Coimbra, inclui, programas em direto, projetos musicais, a solo ou em grupo, escolhidos, com base, num concurso nacional, contando, desta vez, com a coorganização do Município de Soure.

O evento foi apresentado, nos últimos dias, em conferência de imprensa, tendo Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal, Mário Jorge Nunes, recordado, o investimento que a autarquia realizou, na última década, designadamente, com a realização do Concurso de Bandas de Garagem, para “promover a formação e o gosto, pela música, nos seus diferentes géneros, destacando, que o acolhimento do ‘Festival Metamorfose’ pretende “dar um novo impulso” à aposta que tem vindo a ser feita.

Por sua vez, Teresa Pedrosa, vereadora da Cultura da autarquia de Soure, disse que na prática, com o Festival Metamorfose, “queremos ter capacidade de chegar, a novos públicos”, recordando, que “faz parte dos deveres das autarquias, contribuírem, para a democratização do ensino da música, em vários estilos”.

Para Teresa Pedrosa, o Festival Metamorfose irá permitir, uma “abrangência maior, com a divulgação da marca Soure”…”junto dos jovens e dos novos públicos, em geral”.

Pedro Ferreira diretor da Academia de Música de Coimbra e do ‘Festival Metamorfose’ salientou que o evento, “permite fazer a diferença, onde é necessário fazê-la”, explicando, que “encontrámos, em Soure, o palco ideal, para esse desafio”.

João Paulo Castanheira, guitarrista dos Balbúrdia e fundador do Cercal Rock, que fará parte do júri do festival, recordou, as dificuldades e os escassos recursos, a vários níveis, que existiam, há vários anos”, dando como exemplo, o início do projeto ‘Cercal Rock’, evento que demorou, mais tempo a impor-se, junto do público, mas que, “acabou por vingar, sendo, atualmente, um evento, marcante, no concelho e na região”, para referir, que com os apoios e avanços tecnológicos, o ‘Festival Metamorfose’ tem as condições reunidas, para “poder ser um sucesso, em menor, espaço de tempo, e com outro alcance, a vários níveis”.