Festival da Juventude “Pangeia-2018” em Soure começa esta sexta-feira

Começa esta sexta-feira (14 de setembro) e prolonga-se, até ao próximo domingo (16 de setembro), em Soure, a 1ª edição do Festival Municipal da Juventude, denominado Pangeia. Trata-se de um evento, organizado pela Câmara Municipal de Soure, candidato a ser distinguido com o carimbo de eco-evento, uma vez que a sua temática assenta em questões ambientais. O certame decorrerá no espaço verde – Parque dos Bacelos (entre os rios Anços e Arunca), na vila de Soure, havendo a possibilidade de acampamento gratuito, para os jovens que estejam interessados em ali permanecer.

Na apresentação do evento, que decorreu na sede da CIM – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Mário Jorge Nunes, presidente do Município de Soure, que esteve ladeado pela equipa que diretamente está ligada à organização (Mário João Gomes, Gil Soares, Américo Nogueira, Teresa Pedrosa e Rui Fernandes), sublinhou que, com a realização desta atividade, a autarquia pretende afirmar a marca “Soure Sustentável” e servir de lançamento ao projeto “Recicla Soure”, uma rede inovadora de educação e formação para a temática da separação dos resíduos, em todo o concelho de Soure, no âmbito de uma candidatura do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), para a recolha de resíduos e que a autarquia irá apresentar, durante a realização do festival. O edil adiantou, ainda, que na área ambiental, está presente a preocupação com as águas dos rios Anços e Arunca, um problema que a autarquia pretende ver resolvido, “através de um projeto de construção de diques, que será apresentado à Agência Portuguesa do Ambiente e ao Ministério do Ambiente.

Segundo Mário Jorge Nunes, o Festival Municipal da Juventude tem em vista “envolver, principalmente, os jovens do concelho, através de um conjunto de atividades culturais, desportivas e recreativas, que têm sempre por base, temáticas relacionadas com o ambiente”, incutindo nos jovens a importância de “separação de resíduos e implementação de práticas ambientalmente responsáveis”.

O autarca recordou que, o Festival de Juventude, anteriormente, estava integrado nas comemorações do 25 de Abril, mas desta forma, decorre de forma autónoma “dando um salto qualitativo e quantitativo, no sentido de “sensibilizar os mais jovens, e também, os menos jovens, para os grandes problemas que nos afetam hoje e no futuro”. Sobre o nome dado ao festival “Pangeia”, Mário Jorge Nunes explicou de que se trata de uma referência, “à designação do supercontinente, que existiu na Terra, há milhões de anos atrás”, daí, a aplicação do nome ao festival “sobre o planeta e as temáticas associadas a questões ambientais”.

Para a realização deste evento, a autarquia sourense conta com várias parcerias, nomeadamente, Associação dos Alunos do Ensino Superior do Concelho de Soure; Associação Cultural e Recreativa de Lousões; Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Soure; Associação de Jovens de Soure e o grupo de Escoteiros; Oikos; Quercus e Zero.

Festival com muitas e diversificadas atividades 

No primeiro dia do Festival “Pangeia”, esta sexta-feira (14 setembro), pelas 10H00, está prevista a abertura do evento; 10H30 – atividades ocupacionais (construção de eco-embarcações,

arte urbana e pintura de contentores); 15H00 – Debate sobre “Fluxo – ambiente e desenvolvimento”; 17H00 – 1ª Eco-regata Anços e Arunca; 18H00 – Música (sunset com DJ Faiu e Dj Eme; 21H00 – música (Concurso de Bandas de Garagem); 23H00 – atuação da banda Sede Bandida; Late Night com DJ Xijesse e DJ Myro.

No sábado (15 setembro), pelas 10H00, será feita a reabertura do evento no Parque dos Bacelos; 10H30 – Torneio Futvólei dos Bacelos; 13H00 – almoço; 15H00 – Mostra de Atividades Culturais com Hip-Hop + Escolas de Dança; 17H00 – Canhões de Espuma; 18H00 – Sunset com DJ`S; 21H00 – Concurso de Bandas de Garagem com Rosa Luxemburgo + Plano Z + Harpia; 23H00 – concerto com JimmY P; seguindo-se late night com DJ`S.

No domingo (16 setembro), reabertura do Festival Municipal da Juventude “Pangeia”, pelas 09H00, com a realização do IV Cross Trail Soure 111; 13H00 – almoço; 15H00 – Mostra de Atividades Culturais, através da atuação das Escolas de Música; 17H00 – Encerramento.

 

OUVIR RPS: https://radiosoure.pt/emissao-online/

Posted by Fernando Dias