Imagem: Lusa (arquivo 2018)
 

Elevado número de acidentes leva Parlamento a recomendar ao Governo uma intervenção no IC8 em toda a sua extensão

Na recomendação do Parlamento, através de um projeto de resolução, aprovado por unanimidade, esta quinta-feira (21 de julho), são apontadas várias correções técnicas a implementar na intervenção, decorrente de um levantamento das causas de muitos acidentes ali registados, muitos deles, com vítimas mortais. O objetivo é tornar aquela rodovia o mais segura possível.
Uma das recomendações refere que a requalificação deverá incluir “a alteração de traçado e de perfil da via de forma a corresponder à natureza de itinerário complementar”, nomeadamente, entre, Pombal e Avelar, “permitindo desviar o tráfego regional e nacional, para fora das localidades”.
De recordar que um dos acidentes mais graves (na foto), ocorridos no IC8, foi a 24 Setembro de 2018, em São João da Ribeira, Pombal, onde, morreram 6 pessoas.
O Governo deverá, ainda, garantir “as fontes de financiamento para a intervenção de requalificação do IC8, incluindo, de fundos comunitários, e em articulação com o Orçamento do Estado, procedendo à sua cabimentação”, refere o documento de recomendação.
 
De referir que o IC8 faz a ligação, entre, a A 17, junto ao Outeiro do Louriçal (Pombal, distrito de Leiria) e a A 23, perto de Vila Velha do Ródão (distrito de Castelo Branco).
Imagem: Lusa (arquivo 2018)